Ide por todo o mundo e pregai o evangelho ...

Pregação: A Vida do Apóstolo Paulo - Hernandes Dias Lopes

19/01/2014 13:40

Pregação do Pastor Hernandes Dias Lopes

  • A Vida do Apóstolo Paulo
    Hernandes Dias Lopes


Parte da Transcrição da Pregação

Abram por favor na 2ª Carta do Apóstolo Paulo à Timóteo, capítulo 4.  Iremos fazer a leitura dos versos 6 ao verso 18.  É muito importante entender que esta Carta é a última carta que o Apóstolo Paulo escreveu.  É importante entender que ele escreve esta carta da sua segunda prisão em Roma.  Não era mais uma prisão domiciliar como a primeira.  Ele estava em uma masmorra, úmida, fria, insalubre, de onde as pessoas saiam leprozas ou para o martírio.  E ele, desta masmorra, escreve esta carta.  E este é o último capítulo desta Carta.  E estas são as últimas palavras deste capítulo.  Consequentemente estas são as últimas palavras do apóstolo antes de morrer.  É por isso que precisamos prestar bastante atenção no que ele está dizendo.  Ele se dirige ao seu filho Timóteo dizendo ...

6. Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

7. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

8. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

9. Procura vir ter comigo depressa,

10. Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.

11. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

12. Também enviei Tíquico a Éfeso.

13. Quando vieres, traze a capa que deixei em trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

14. Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.

15. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.

16. Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.

17. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.

18. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.

Eu quero pedir permissão aos meus irmãos e irmãs para só voltar este texto na conclusão de minha fala.  Eu quero lhes apresentar nesta noite o Apóstolo Paulo.  Aquele que certamente foi o maior Pastor, o maior Missionário, o maior Teólogo, o maior plantador de Igrejas da história do Cristianismo.  Talvez diríamos nesta noite o maior educador do Cristianismo.  O homem que mais influenciou a cultura ocidental.  O homem que teve até hoje o maior número de obras traduzidas e publicadas no mundo.  O homem que morreu probre, abandona, velho, cheio de cicatrizes, numa masmorra, saindo de lá para o martírio.  É mais influente que todos os Cézares de Roma juntos.  Quem é este homem?  Eu gostaria de apresentar este homem para vocês esta noite.

A primeira coisa que nós lemos na Bíblia esta lá em Felipenses 3:5, diz que ele foi circuncidado ao 8º dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim.  Quanto ao Zelo, perseguidor da Igreja.  Sabemos então que era um Judeu puro sangue de uma das mais importantes tribos de Israel.  Sabemos à luz de Atos 22:3 que ele nasceu em Tarso na Silícia, região importante do império e consequentemente era um cidadão Romano e que foi enviado ainda muito jovem, para a cidade de Jerusalém, onde morava sua irmã para aprender aos pés do gandre mestre Gamaliel, membro do Sinédrio, neto do grande rabino Hillel, para tornar-se um rabino ou grande líder do judaísmo do primeiro século.  Sabemos à luz de Gálatas 1:14 que dentre os da sua idade ele se destacou, tornando-se extremamente zeloso da tradição de seus pais.  Tornou-se um homem culto, personalidade extraordinária, poliglota, falava vários idiomas, trafegava com muita desenvoltura pelos corredores do saber humano.  Quando ele chega em Athenas, por exemplo, a capital intelectual do mundo, a terra de Péricles, de Sócrates, de Platão, de Aristóteles, ele discute com os filósofos históricos e epicureus.  Era um homem de um cultura invulgar.  Entretanto, no mesmo tempo que Saulo crescia e se fortalecia em Jerusalém, um outro rabino também crescia em Israel.  Não na decantada Jerusalém, centro mundial do saber teológico, mas na pobre, pequena e desprezada esquecida Nazaré da Galileia.  E este rabino da Galaleia não lustrava os bancos de uma universidade teológica, ele trabalha duro numa carpintaria e tinha as mãos calejadas, com 30 anos de idade.  O rabino da Galileia vai ao Jordão, é batizado por João Batista e dá início ao seu Ministério.  E diz a Bíblia que ele não falava e não ensinava como os escribas e farizeus, mas falava como quem tinha autoridade.  Pregava aos ouvidos e pregava aos olhos.  Os cegos viam, os cochos andavam, os leprosos eram purificados, os mortos ressucitavam, as multidões o seguiam.  Isso provoca inveja e ciúme do Sinédrio judaico.  Os farizeus e os escribas passam a elogiá-lo, a perseguí-lo, a caçá-lo, a colocar emboscada para que ele pudesse ser apanhado no contra pé.  E cada vez mais ficavam frustados porque não podiam apanhar Jesus no contra pé.  Contrataram testemunhas falsas para acusá-lo, acusaram-no, prenderam-no, condenaram-no, levaram Jesus ao pretório romano e ele foi condenado à morte, cruzificaram o rabino da galileia. Seputaram-no para livre do Sinédrio judaico, mas, no primeiro dia da semana uma notícia explode em Israel como uma bomba no arraial do inimigo: o túmulo do rabino da galileia estava aberto de dentro pra fora: Ele ressuscitou.  O Sinédrio fica pertubado.  Contratam testemunas para dizer que os discípulos tinham roubado o seu corpo.   E é neste momento que Saulo de Tarso se levanta como o maior opositor do cristianismo.  Como o mais ferrenho inimigo da religião cristã.  E aqui começa o primeiro capítulo da vida deste homem.

Saulo o Maior Inimigo do Cristianismo

Se você perceber o novo testamento nos apresenta este homem através de dois retratos.  O primeiro retrato é Saulo uma fera selvagem.  Confira comigo aí Atos 9:1 quando diz que ele respirava ameaças de morte contra os discípulos.  Esta palavra respirava ameças de morte na lingua grega traz uma idéia de uma fera selvagem, que saltava sob a sua presa para devorá-la.  Ele era uma fera selvagem.  Podemos testificar isso na Bíblia, por exemplo, 1 Timóteo 1:13, ele mesmo se apresentou dando o seu testemunho o que era no passado, como homem blasfemo, perseguidor e insolente.  Também disse, em 1 Corítios 15:9 que ele era o menor dos apóstolos porque ele perseguiu a Igreja de Deus.  Ele diz em Gálatas em 1:13, que sobremaneira ele perseguiu a Igreja de Deus, ele a devastou.  Atos 8:3 somos informados que ele entrava nas casas e arrastava homens e mulheres e os jogava na prisão e assim ele assolava a Igreja de Deus. Atos 9:21 nós somos informados que ele não apenas devastava e assolava, mas ele esterminava àqueles que criam no nome do Senhor Jesus.  Notem que exterminar não é prender.  Exterminar não é bater. Exterminar é matar. Saulo era um assassino, Saulo era um homem truculento, Saulo era um homem perverso, Saulo era uma fera Selvagem.  Se não vejamos ainda ...

Atos 22:4 diz que Saulo perserguiu a religião do caminho até a morte e notem que agora ele não respeita só os crentes.  Ele persegue a religião dos crentes.  Ele persegue o caminho.

Atos 26:9 diz que ele entendia que devia fazer muitas coisas contra o nome de Jesus, O Nazareno.  Agora ele não percebe somente os crentes, não apenas a religião dos Crentes, ele agora persegue o Deus dos crentes.  Ele persegue a Jesus.

Atos 26:10 - Nós somos informados de que ele, por toda a Jerusalém, em todas as sinagogas, ele lançava muito dos Santos em prisões e contra esses muitos Santos, ele dava o seu voto quando os matavam.   Vejam vocês que ele não mandou matar apenas Estevam.  Ele era um assassino em série.  Ele mandou matar muitos crentes em Jerusalém e era uma fera selvagem.

Mas Atos 26:11 lemos que ele por todas as sinagogas castigava os crentes e não apenas respeitava domicílio doméstico porque que entrava nas casas e arrastava de lá homens para jogá-los na cadeia, mas ele não respeitava lugares sagrados.  Ele entrava nas sinagogas e batia em muitos crentes lá dentro da sinagoga e forçava esses crentes a blasfemar.  Não era apenas perseguição física, mas também era perseguição psicológica.  Ele entrava nas sinagogas e dizia pros crentes: ou vocês negam a Jesus ou eu prendo vocês, ou vocês negam a Jesus ou eu bato em vocês, ou vocês negam a Jesus ou eu mato vocês.  E até por cidades estranhas, diz o verso 11, demasiadamente enfurecido, ele perseguia os crentes.  Ele era uma fera selvagem.  Mas o Novo Testamento nos apresenta um segundo quadro de Saulo.  Ele não era apenas uma fera selvagem, em segundo lugar ele era um touro indomável.  Esta figura está em Atos 26:14 quando diz que o próprio Jesus aparece para ele no caminho de Damasco e diz: Saulo, Saulo, porque me persegues.  Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.  Eu fui criado na roça e vi muito garrote, bezerro, boi ser amançado para o trabalho doméstico.  E um dos principais instrumentos para se amansar um boi é o aguilhão.  As vezes nós pensamos que Deus só começou a trabalhar no coração de Saulo lá no caminho de Damasco.  Isso não é verdade.  Toda vez que Saulo entrava em uma casa e arrastava um crente e o jogava na cadeia, toda vez que Saulo entrava em uma sinagoga e batia nos crentes e forçava os crentes a blasfemar, e jogava esses crentes na cadeia, e dava o seu voto para matá-los e ao invés desse crente blasfemar contra o nome de Jesus e eles glorificavam o nome do Senhor, era Deus picando a consciência desse touro bravo, era Deus ferruando esse touro bravo, mas esse touro bravo não quer ser amansado, até o dia que este touro bravo, respirando ameaças de morte vai para Damasco com o propósito de capturar os crentes e levá-los acorrentados para Jerusalém.

E de repente o domandor de touro bravo joga esse touro bravo no chão e grita do céu: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.  O touro bravo está caido, o touro bravo esta vencido, o touro bravo esta subjugado.  O maior perseguidor do cristianismo esta convertido.  Fecha-se aqui o primeiro capítulo.  Começa-se um novo capítulo

A Preparação de Saulo para o Ministério

Diz a Bíblia que ele oi levado cego para Damasco.  Ele vai para a rua direita na casa de Judas, onde fica 3 dias jejuando e orando.  Quando o próprio Deus aparece para um discípulo em Damasco chamado Ananias.  Deus diz: Ananias vai à rua direita na casa de Judas, porque Saulo está orando.  Quero que você ponha as mãos sobre ele para ser curado.  Ananias responde: mas Senhor, eu tenho ouvido de muitos quantos males ele tem feito aos teus Santos em Jerusalém.  Mas Deus retrucou: vai porque ele para mim é um vaso escolhido.  E eu o enviarei para longe sos gentios e eu o mostrarei o quanto importar sofrer pelo meu nome.  Ananias foi, pôs as mãos sobre Saulo, as escamas cairam dos seus olhos e foi curado.  Alí mesmo ele foi batizado e foi revestido pelo Espírito Santo de Deus.

Agora eu quero que você abra a sua biblia em Atos 9:20 por favor.  Logo depois que Saulo foi curado, que ele foi batizado, que ele foi revestido do Espírito Santo, diz a Bíblia que logo em seguida ele começou a pregar nas sinagogas de Damasco afirmando que Jesus é o filho de Deus.  Agora eu chamo a atenção para o verso 22: Saulo mais e mais se fortalecia confundindo os Judeus demonstrando que Jesus é o Cristo.  E eu pergunto a você: alguma distinção entre o verso 20 e o versão 22? Há alguma diferença na pregação do verso 20 para o verso 22?  Em outras palavras: há alguma diferença entre afirmar e demonstrar?  Notem que a pregação do verso 20 ela é declaratória.  Ele afirmava que Jesus era filho de Deus.  Mas no verso 22 ele demonstra que Jesus é o Messias.  E demonstrar é provar uma tese detalhada, meticulosa e exaustivamente.  É claro que há uma profunda diferença.  Entre a pregação do verso 20 para a pregação do verso 22.  A grande pergunta é: quanto tempo durou da pregação do verso 20 para a pregação do verso 22?  Atos não responde esta pergunta, mas a resposta está em Gálatas 1:15-17.  O que diz a Bíblia lá em Gálatas é que logo depois de ter esta experiência de conversão no caminho de Damasco, ele não subiu para Jerusalém onde estavam os apóstolos antes dele, não consultou carne e sangue, mas partiu para a região da arábia e foi lá na região da arábia que o Senhor se revelou a ele e nele de tal maneira que o conteúdo da teologia que Paulo recebe e escreve em suas epístolas ele não aprendeu em um banco de uma escola teológica e ele não aprendeu de um mestre humano, ele aprendeu pela revelação direta do Senhor Jesus.  É por isso que ele é chamado o teólogo do mistério.  Certamente nesses 3 anos ele releu o Antigo Testamento.  Ele percebe que aquele Jesus que ele perseguia de fato era o Messias.  Curiosamente como Jesus investiu 3 anos nos apóstolos perlustrando as estradas da Galileia e da Judeia, agora Jesus investe 3 anos em Saulo de Tarso, no deserto da Arábia.  Depois desse semiário intensivo com Jesus na Arábia, agora ele está convencido que Jesus de fato é o Messias e diz Gálatas 1:18 que ele retorna para Damasco e só então ele depois vai a Jerusalém.  E eu concordo com Way Stegmann que é nessa volta para Damasco, depois de 3 anos na Arábia, é que se encaixa o versículo 22: Saulo mais e mais se fortalecia confundindo os Judeus demonstrando que Jesus é o Cristo.  E o que é que acontece com ele? Os Judeus querem matá-lo em Damasco.  Ele precisa jugir de noite, muralha abaixo, dentro de um cesto de forma humilhante.  Para onde ele vai agora?  Agora ele sobe para Jerusalém.  Veja comigo aí por favor Atos 9:26.  Agora eu queria bastante atenção dos meus meus irmãos e minhas irmãs, porque eu gostaria de levantar aqui uma tese.  Uma teste.  E a tese é essa.

Quando Saulo sobre para Jerusalém ele tem no seu coração e na sua mente algumas expectativas.  E a expetativa que ele tem é que ele é o homem mais talhado, com o melhor curriculum, com a melhor performance, para ser o grande líder da Igreja em Jerusalém.  E as vezes nós pensamos que Saulo já foi usado poderosamente por Deus desde a sua conversão, mas isto também não é um fato.  Saulo precisou aprender uma das mais importantes verdades no Ministério e você e eu precisamos aprender hoje esta mesma verdade.  Que verdade? A verdade da Nova Aliança.  O que é a Nova Aliança?  A Velha Aliança diz assim que tudo o que Senhor falou nós faremos.  Na Velha Aliança tudo depende de mim, nada de Deus.  Quando Moisés desceu com as tábuas da Lei do Sinai o povo disse: tudo o que o Senhor falou nós faremos ... Fizeram nada ... Quebraram todas as leis.  Na verdade não faltou a eles a sinceridade, faltou a eles poder.  Nós não conseguimos nada.  Nós não fazemos nada.  O "Eu" é fracassado.  Nós não podemos agradar a Deus na carne, nós não podemos agradar a Deus por nós mesmos.  E o que é a Nova Aliança? A Nova Aliança tudo depende de Deus, nada depende de mim.  O apóstolo Paulo mais tarde vai ensinar esta doutrina na sua segunda carta aos Coríntios a partir do capítulo 2, versículos 14, quando diz "Graças porém a Deus quem em Cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta a fragrancia do seu conhecimento, Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem".  No versículo 16 ele pergunta: quem é suficiente para essas coisas ? E ele só vai responder esta pergunta no capítulo 3 segunda coríntios, versículos 4 e 5 quando diz: "A nossa suficiência vem de Deus".  Isso é nova aliança.  Mas quando Saulo subiu para Jerusalém ele ainda não estava entendendo na prática o que era Nova Aliança na sua vida.  E eu tentarei mostrar a vocês esta tese.

Transcri até aqui 24 minutos de pregação.  A pregação total tem duração de uma hora e dezesseis minutos.

Bom proveito ...

Contato

Pesquisar no site

Notícias

21/01/2014 13:33

Fugindo da Tentação

E-Mail que envie no dia de hoje para um casal, amigos em Cristo ... Caros Amigos: Tomei a decisão...
21/01/2014 12:25

O VÍCIO DOS SMART FONES É COISA SÉRIA!

A tecnologia é uma bênção, mas deve ser utilizada de forma racional. Fico espantado com a...
21/01/2014 06:52

O QUE VOCÊ DARÁ EM TROCA DA SUA ALMA?

Que tolice é o homem correr atrás de riquezas e esquecer o destino de sua alma. A morte chega e...
21/01/2014 06:27

TRÊS ENGANOS DO PECADO

O pecado é mais traiçoeiro e venenoso do que uma cobra peçonhenta. Três são os seus enganos...
21/01/2014 06:22

FUJA, FUJA, SER FORTE É FUGIR

O pecado é um laço mortal. O segredo da vitoria não é enfrentar as tentações mas fugir. Hernandes...

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode